.


    A origem do primeiros telescópios.

    Compartilhe
    avatar
    Bruno
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 14/11/2016

    A origem do primeiros telescópios.

    Mensagem  Bruno em Seg Fev 20, 2017 7:06 am

    Quem construiu o primeiro telescópio? Essa é uma questão que parece suscitar muitas dúvidas, porém em qualquer caso não foi Galileo Galilei. Ele construiu posteriormente alguns dos telescópios com os quais inaugurou a era da astronomia observacional. A maioria dos historiadores creditam ao holandês Hans Lippershey, um óptico (optometrista) que inadvertidamente viu um de seus filhos observando admirado um campanário através de duas lentes alinhadas (acho que sei quem descobriu: na verdade credito ao seu filho o mérito de ter inventado o telescópio), e curioso resolveu também repetir a experiência do garoto e ficou admirado ao ver o campanário da igreja mais perto e maior. Por outro lado independentemente e mais ou menos ao mesmo tempo, Sacharias Janssen desenvolveu um projeto semelhante, embora isso tudo não venha a significar que qualquer um deles tenham sido os primeiros a projetarem um ou vários telescópios. O único que carregou o mérito de ser o primeiro a apontar uma luneta para um corpo celeste foi Galileu Galilei, esse mérito é só dele.
    Uma outra possibilidade após a sua morte, foi a de que Leonard Digges (1520 - 1559), matemático Inglês e agrimensor, experimentou refratando e refletindo telescópios em alguns momentos em meados de 1500. Alegou-se também, que em algum momento entre 1540 e 1559, Digges conseguiu construir um sistema funcional óptico empregando ambas as lentes e um espelho côncavo, embora a precisão exigida tenha sido além da capacidade dos artesãos óticos do século XVI.
    A lista de prováveis inventores do telescópio parece grande, porém o mais provável seja de que realmente foi o holandês (ou o seu garoto) Hans Lippershey, considerado então a primeira pessoa a apresentar um pedido de patente para esse tipo de instrumento. A sua atividade comercial exercida era voltada para fins militares. E felizmente depois de Galileu, Keppler, Huyghens, Cassini e outros continuaram a vasculhar as maravilhas do céu e que perdura o fascínio até hoje, e é isso o que realmente importa pois dessa forma a astronomia será apresentada e anunciada a todos.
    Sendo então a descoberta da disposição do sistema óptico (duas lentes) daria origem à primeira luneta, e tudo começou com uma brincadeira dos filhos de Lippershey ao observarem o campanário de uma igreja:
    A brincadeira dos filhos de Lippershey movida pela curiosidade observando o campanário da igreja:


    Bruno


    _________________
    Refrator acromático vintage AZ Tasco 40mm F/18
    Refrator acromático vintage EQ Tasco 60mm F/15
    Refrator acromático vintage EQ OKK (Dan Beam) 76.2mm F/16.4
    Refrator acromático vintage EQ Tasco 10k 80mm F/15
    Refrator acromático vintage EQ dubleto "uncoated" Jaegers 103mm F/15.4
    Refletor newtoniano dobsoniano 135mm F/9.8
    Refletor newtoniano dobsoniano 200mm F/6
    Binóculo Octans 7x50
    Binóculo Expanse 10x50
    Binóculo Starguider 10x60

      Data/hora atual: Seg Nov 20, 2017 10:34 pm