.

Catadióptricos - Relato

Compartilhe
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Catadióptricos - Relato

Mensagem  JonasJ em Dom Fev 19, 2017 10:40 am

Depois de alguns meses de experiência utilizando um sistema catadióptrico (combinação de lentes refratoras e espelhos), mais precisamente um Maksutov-Cassegrain da marca Skywatcher, gostaria de fazer meu breve relato sobre minhas impressões pessoais.

É comum, nos meios da astronomia amadora, vermos opiniões de que esse sistema tenha vantagem na astrofotografia, tendo também a portabilidade como aspecto positivo, sendo porém inferior para observação, em relação aos demais sistemas, refratores puro ou newtoniano.
    Acredito que essa afirmação tenha algum precedente, mas que seja mantida mais através da repetição de opiniões, do que baseado em vivências de fato.

Comparando com um refrator acromático, de abertura um pouco inferior (90mm contra 127mm) posso concordar que o catadióptrico tenha um pouco menos contraste em observações planetárias e lunares, porém penso que seja muito pouco e que seja compensando devido a estabilidade de imagem, fruto de menor aberração cromática, entregando desse modo contornos muito bem delineados, assim considero que um suposto menor contraste acabe não configurando um prejuízo na qualidade geral da observação direta.

Durante minha experiência utilizando esse sistema, considerando a abertura modesta, o que posso dizer em relação a observação utilizando a lua como parâmetro é que tem se apresentado de forma espetacular, com traços finos, bem delineados, e com ótimo contraste.
    Para observação planetária tive a oportunidade de observar Júpiter e Vênus até o momento, também se apresentaram de forma muito superiores, mesmo na observação direta.

O custo de um equipamento catadióptrico, em geral, será maior em relação a um newtoniano ou um refrator acromático, devido a montagem e sistema ótico mais complexos.
    A colimação foi realizada uma vez e ao que tudo indica, baseado em testes com estrelas fora de foco, que apresentam círculos simétricos, posso afirmar que tem se mantido bem durante os meses de uso.

André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Re: Catadióptricos - Relato

Mensagem  André MTC em Dom Fev 19, 2017 2:01 pm

Esse sistema de construção se adapta bem a fotos com câmeras DSLRs? Dá foco normalmente?
    Vi no site da Sky que a distância focal dele é de 1500, confere? Isso proporciona aumentos absurdos nas observações. O peso também é bastante reduzido (amigável) o quê não exige muito das montagens....muito bom na hora de se montar um setup, levando-se em consideração que um dos pontos de estrangulamento sempre é o alto custo das montagens.
    Se tudo isso já não fosse o bastante, acho que é o único tipo de telescópio que dá foco nos visores binoculares (binoviewer) sem a necessidade de Barlow para que o ponto focal seja deslocado mais para fora.
    Isso possibilita aumentos moderados com o binoviewer - ideal para DSOs.
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Dom Fev 19, 2017 3:25 pm

Eu penso nesse equipamento mais para a finalidade de planetárias, não tanto para DSO. Mas acredito que isso ocorra mais pelas proporções de sua razão focal F/12 do que pelo tipo da construção em si.
    Por isso não costumo conectar muito a DSLR nele, e sim uma câmera planetária. Mas consegue foco em câmera DSLR sim, alias o curso do foco inclusive é bem longo. 
    Se futuramente surgir oportunidade, farei um teste usando redutor focal e DSLR, e comento.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Set 19, 2017 10:29 am