.

Telescópio chegou, mais a montagem não era o que me falaram.

Compartilhe

Convidado
    Convidado

Telescópio chegou, mais a montagem não era o que me falaram.

Mensagem  Convidado em Ter Fev 14, 2017 2:23 pm

Olá pessoal meu setentinha chegou hoje, mais tive logo raiva quando abri a caixa e vi que na montagem eq-1 estava faltando o disco de latitude e o vendedor não me falou nada, segue as imagens, ainda bem que consegui vender a montagem e fiquei com a OTA guardada para futuramente quando comprar uma montagem maior pode usá-lo.

Bruno
    Moderador
    Moderador

Re: Telescópio chegou, mais a montagem não era o que me falaram.

Mensagem  Bruno em Ter Fev 14, 2017 8:47 pm

Apesar do ocorrido foi uma boa compra, na verdade esse disco de latitude na prática não funciona de forma precisa numa EQ-1 com tripé, ele tem mais uma função estética. De qualquer forma esse OTA do 70mm possui um F que praticamente livra ele da aberração cromática, e sendo a diagonal e as oculares de boa qualidade certamente ele proporcionará observações interessantes.
    Com bom seeing 60x por polegada de abertura serão alcançados com sucesso, ou algo em torno de 2.75" x 60x = 165x.
    No que concerne ao tripé e a qualidade dele a estabilidade é tudo, o tremor de um esbarrão quando estivermos observando não deve demorar mais de 1 ou 2 segundos para cessar.
    Esse OTA merece pelo menos uma EQ-2 para ter mais estabilidade, e se pudesse instalar ele num "pier" ou coluna seria o ideal, pois as pernas do tripé atrapalhem as observações perto do zênite quando a montagem está em estação e motorizada.
    Nos mantenha a par das suas atividades com ele.

Bruno

Refrator acromático vintage EQ Tasco 10k 80mm F/15
    Refrator acromático vintage EQ dubleto "uncoated" Jaegers 103mm F/15.4
    Refletor newtoniano dobsoniano 135mm F/9.8
    Refletor newtoniano dobsoniano 200mm F/6
    Binóculo Octans 7x50
    Binóculo Expanse 10x50
    Binóculo Starguider 10x60

Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado em Ter Fev 14, 2017 10:57 pm

Concordo plenamente Bruno, me desfiz da eq1 rapidinho, pois estava um pouco oxidada, faltava bandeja de ocular essas coisas, mais que pra mim incomoda um pouco pois sou bem chato com esses detalhes, fiquei com a OTA pois ela é show, vou passar um tempo com ela parada depois compro uma montagem um pouco mais parruda, mais até lá estou com um ótimo equipamento.
    Bruno
    Moderador
    Moderador

Mensagem  Bruno em Qua Fev 15, 2017 4:22 pm

Certamente, com esse 70mm dá pra fazer observações específicas e generalizadas. Com algum treino vários detalhes serão observados nos discos dos planetas, na Lua e nas manchas e fáculas solares na fotosfera (com o filtro solar é claro), boa separação e coloração de estrelas duplas e múltiplas com grandes aumentos (umas 150x a 165x com bom seeing), aglomerados globulares etc ... .
    Essa objetiva aberta a F12.8 ou 13 coloca o foco dentro do critério Conrady standard para dubletos acromáticos air-spaced, o que significa uma CA mínima ou mesmo nula em vidros de boa qualidade.
    De certa forma podemos até afirmar que em se tratando de correção da CA, esse dubleto (pelo menos em instrumentos vintages) se comporta como um refrator apocromático.
    E dentro dos limites é claro, não economize no peso da montagem ou seja, no mínimo uma EQ-2 e eu ainda continuo achando que esse OTA merece mais um pouco, ainda mais em se tratando desses tripés modernos mais leves de alumínio.

Bruno

Refrator acromático vintage EQ Tasco 10k 80mm F/15
    Refrator acromático vintage EQ dubleto "uncoated" Jaegers 103mm F/15.4
    Refletor newtoniano dobsoniano 135mm F/9.8
    Refletor newtoniano dobsoniano 200mm F/6
    Binóculo Octans 7x50
    Binóculo Expanse 10x50
    Binóculo Starguider 10x60
    AJC
    Moderador
    Moderador

Mensagem  AJC em Dom Jul 09, 2017 8:13 pm

Estando a 6 graus de latitude, uma EQ de tripé pode ter problemas com o contrapeso batendo nas pernas do tripé.

www.astrotopico.forumeiros.com
    AGM
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  AGM em Ter Jul 11, 2017 12:30 pm

AJC escreveu:Estando a 6 graus de latitude, uma EQ de tripé pode ter problemas com o contrapeso batendo nas pernas do tripé.

Um pilar extensor entre a montagem e o tripé não só se faz necessário para latitudes mais baixas mas também para melhor conforto ao usar uma montagem eq, independente da latitude.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Dez 16, 2017 5:14 am