.

Câmera Scb 2000

Compartilhe

Cledison Marcos da Silva

Câmera Scb 2000

Mensagem  Cledison Marcos da Silva em Qui Jan 26, 2017 10:08 pm

Olá a todos.Pretendo iniciar na astrofotografia de DSO's,pricipalmente aglomerados e estrelas duplas e tenho como opção uma scb 2000, gostaria de saber se alguém aqui usa ou já usou uma e se recomenda ou não.
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Re: Câmera Scb 2000

Mensagem  JonasJ em Ter Jan 31, 2017 11:16 pm

Olá Cledison, seja bem vindo ao fórum.
    Não conheço mas fazendo uma busca rápida das especificações me parece que ela faz fotos de exposição curta, máximo de 1/60 segundos. Então para a maioria dos DSO não seria indicada. Dessa categoria talvez sirva para estrelas duplas.
    Se você chegar a testa-la, não esqueça de nos relatar os resultados aqui.
    Um abc.

serveira

Mensagem  serveira em Qui Fev 02, 2017 8:24 am

Oi Cledison,

Essa é uma câmera com um bom custo benefício. Ela é muito utilizada por amadores na videoastronomia, um dos ramos da astrofotografia.
    A SCB-2000 capta uma grande quantidade de luz através de um método de empilhamento em suas configurações, que faz com que se possa ter imagens em tempo real de objetos de céu profundo.

Veja um exemplo:
    https://www.youtube.com/watch?v=UR6IjPlIJiM

É necessário um tripé equatorial motorizado e um alinhamento polar muito preciso, caso contrário a imagem fica com "arrasto".
    Eu, particularmente, não consegui usar a minha ainda, porque a câmera necessita de uma placa de captura para funcionar, e só achei modelos chineses que não funcionam bem.

Abraços!

"Ora (direis), ouvir estrelas! Perdeste o senso!" 
    E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas." (Olavo Bilac
    )
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Sex Fev 03, 2017 8:28 pm

Como conseguiram astrofoto de uma nebulosa, embora a eta carinae seja uma das mais brilhantes, a partir de frames tão curtos de um filme, eu realmente não sei. De qualquer grato pela correção Serveira.

serveira

Mensagem  serveira em Dom Fev 05, 2017 7:08 pm

Oi Jonas!

Essa câmera é bem impressionante mesmo. Esse feito só é possível dada a uma configuração chamada Sens-up, que vai de 2x até 512x, esse efeito faz com que a câmera empilhe vários frames, e, junto com outras configurações, deixa a imagem muito mais luminosa. 
    É boa também para imagens planetárias: https://www.youtube.com/watch?v=zUqxENAe6G8

Ela é muito versátil, uma boa pedida para quem quer iniciar na astrofotografia sem gastar muito. (É só um pouco mais cara que uma webcam). Só deve se levar em conta que ela é um pouco pesada, tem de se improvisar um apoio forte para ela.

Abraços!!

E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas." (Olavo Bilac
    )

Cledison Marcos da Silva

Mensagem  Cledison Marcos da Silva em Dom Fev 12, 2017 2:53 pm

Obrigado pela atenção de todos.
    Porém creio que uma pesquisa maior deverá ser feita  por minha parte e encontrar uma câmera que sirva melhor aos meus objetivos, eu conheço a scb somente a alguns meses quando comecei a ajudar a Bramon na captura de meteoros e achei interessante mesmo a quantidade de luz que ela captaporém a exposição curta seria um problema para certos astros. Grato pela ajuda de todos.
    Um abraço.

Cledison Marcos da Silva

Mensagem  Cledison Marcos da Silva em Dom Fev 12, 2017 2:54 pm

serveira escreveu:Oi Jonas!

Essa câmera é bem impressionante mesmo. Esse feito só é possível dada a uma configuração chamada Sens-up, que vai de 2x até 512x, esse efeito faz com que a câmera empilhe vários frames, e, junto com outras configurações, deixa a imagem muito mais luminosa. 
    É boa também para imagens planetárias: https://www.youtube.com/watch?v=zUqxENAe6G8

Ela é muito versátil, uma boa pedida para quem quer iniciar na astrofotografia sem gastar muito. (É só um pouco mais cara que uma webcam). Só deve se levar em conta que ela é um pouco pesada, tem de se improvisar um apoio forte para ela.

Abraços!!
    Comprei uma por R$ 90,00 no ML, junto com a placa de captura e cabos ficou pouco mais de R$150.
    O preço é muito bom.

Cledison Marcos da Silva

Mensagem  Cledison Marcos da Silva em Dom Fev 12, 2017 2:57 pm

serveira escreveu:Oi Jonas!

Abraços!!
    O ideal seria o Sens-up mais alto ou mais baixo?
    serveira

Mensagem  serveira em Seg Fev 13, 2017 6:43 pm

Olá,

Peço desculpas, me enganei, o efeito que eu quis dizer era "Shutter", que vai até 512x. Deve-se começar em 64x e ir aumentando, até  ter a melhor imagem possível.
    Segue abaixo algumas configurações para objetos difusos:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 
    Lens            Manual

Exposure      Brightness = 1 (Aumente para possível melhora na imagem)
                        Shutter = Manual (x256 or x512) Comece em 64x e vá aumentando.
                        AGC = Baixo no começo, aumentar para ver se há alguma melhora na imagem.
                        Sense-up = OFF

White Balance    Manual (R=410, B=500) 
    SSDR        ON 
    Backlight    OFF 
    SSNR3    ON (Maximum) 
    Day/Night    Color

Special        Image Adjust      V-Rev (Off normally)
                                                  H-Rev (Off, normally)
                                                  D-Zoom (Off, normally)
                                                  Font Color (White)
                                                  Sharpness (On set to minimum, normally)

Monitor        LCD or User 
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
    Fonte: https://sites.google.com/site/cloudybluesphere/astronomy/gallery/camera-settings

)

Cledison Marcos da Silva

Mensagem  Cledison Marcos da Silva em Qua Fev 15, 2017 6:59 pm

Olá,
    Obrigado, irei testar e colocar aqui os resultados. Grato pela atenção.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Dez 16, 2017 4:57 am