.

Utilizações

Compartilhe
    AJC
    Moderador
    Moderador

Utilizações

Mensagem  AJC em Janeiro 2nd 2017, 00:19

O apontador Laser verde pode ser muito útil como buscadora, quando colocado em devido suporte, para apontamentos de objetos na região de zênite. E também para se apontar para pontos entre estrelas para a localização direta de um objeto não visível a olho nú como galáxias, cometas ou globulares mais tênues.

Serve também, como ferramenta didática, para indicar as imagens das constelações ou apontar, para visualizações de várias pessoas, um determinado alvo no céu.

www.astrotopico.forumeiros.com
    AGM
    Iniciante
    Iniciante

Re: Utilizações

Mensagem  AGM em Dezembro 29th 2017, 23:26

Há poucos meses instalei um "laser verde" como apontador secundário ou de apoio no refletor newtoniano de 114mm.
    Troquei antes disso e como prioridade, a buscadora "red-dot" pela buscadora óptica, tal essa, deu um "up" na busca pelos objetos que o software acusava em campo, conseguindo assim determinar as formações de constelações ou me referenciar de objeto em objeto até chegar no desejado. Mas vamos ao laser verde.

Um laser verde com seu suporte e devidamente instalado, permite um auxílio extra na caça principalmente em DSO. Em um céu com poluição luminosa pesada como o daqui, o mesmo se faz necessário para que possamos tracejar as linhas imaginárias das constelações, estabelecer medidas a partir de um ponto de vista e vasculhar os espaços onde a olho nu não avistamos a sequência dos mesmos. Não é necessário ligá-lo permanentemente no momento da observação, mas com ele, conseguimos nos situar no firmamento e mapear tudo para uma experiência e envolvimento mais abrangente.

Ressalto que, para um primeiro investimento, para quem ainda não tem, a buscadora óptica é de vital importância, antes mesmo do laser verde. Entretanto, de acordo com o céu em questão e relativo à localização do observador, tal acessório - o laser verde - é de grande ajuda e facilita no processo visual do reconhecimento dos astros celestes. Tanto para um céu de PL alta, média e baixa se faz necessário. Em um céu com PL muito baixa, onde a olhos desprovidos vemos incontáveis estrelas sobre nossas cabeças, e para quem está acostumado somente com meia dúzia de pontinhos no céu, deve ser uma confusão. Assim como é difícil completar uma constelação em PL alta, o mesmo deve ser complicado onde as estrelas exibem-se em abundância. Resumindo, em todos os casos o laser verde é um complemento não indispensável, mas muito útil para uma astronomia mais confortável. Para quem tem e o utiliza, cria-se seus próprios parâmetros de utilidade e para quem não tem, invista, pois não é um acessório obsoleto ou que vai cair no desuso.

Para um investimento mais coerente, na minha opinião:
    Primeiro uma buscadora óptica, 6x30 é suficiente, acromática e de marcas como Celestron e Sky Watcher. São as que tenho experiência e posso afirmar e validar a sua utilidade e qualidade.
    Em segundo, um laser verde com seu devido suporte, será sem dúvida o R2-D2 que falta na sua força contra o império.

Um abraço à todos e espero que minha contribuição para este post tenha sido útil.

Data/hora atual: Maio 27th 2018, 08:27