.


    Filtros coloridos para Marte, Jupiter e Saturno

    Compartilhe
    avatar
    AJC
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 60
    Data de inscrição : 20/11/2016
    Idade : 50
    Localização : Três Marias

    Filtros coloridos para Marte, Jupiter e Saturno

    Mensagem  AJC em Seg Jan 02, 2017 12:10 am

    Sendo o verde uma cor, fria, complemetar dos tons avermelhados, quentes, deve ser utilizada em filtros para se observar tais tons nos planetas Marte, Júpiter e Saturno, que possuem tons, predominantementes, quentes.

    Na página em que se acha tais filtros à venda temos algumas informações bem interessantes e pertinentes:

    "O Filtro Verde - 53% transmissão pode ser usado com bons resultados ao observar uma variedade de recursos em cada planeta, com telescópios de 60mm a 150mm de abertura.

    Marte - Excelente para aumentar o contraste das calotas polares marcianas e geadas superficiais com telescópios de 6" (150mm) de abertura ou menor.

    Júpiter - Aumenta a visibilidade da Grande Mancha Vermelha (que é mais como um fraco ponto vermelho no presente momento) com telescópios de 6" (150mm) de abertura ou menor. Útil para observar o baixo contraste nos tons de vermelho e azul visíveis na atmosfera jupiteriana Também melhora características brancas na atmosfera planetária.

    Saturno - Melhora características brancas na atmosfera planetária."

    Fonte: https://tellescopio.com.br/filtros/filtros-visuais/filtro-colorido-56-verde

    Para o azul claro com 73% de transmissão, segue o mesmo raciocínio:

    "Marte - Útil para melhorar a visibilidade de características na superfície, tempestades localizadas de poeira, nuvens e nevoeiros com telescópios de 8" (200mm) ou maiores, em especial durante o fenômeno ainda inexplicado de claridade violeta (quando a atmosfera marciana - normalmente exibe um brilhante disco em luz violeta, devido à dispersão de comprimentos de ondas curta de luz pela atmosfera fina - torna-se transparente através do filtro violeta ou azul, revelando grandes características escuras na superfície).

    Júpiter - Usado principalmente para aumentar os limites entre as faixas equatoriais avermelhadas e as zonas equatoriais adjacentes na atmosfera superior, quando usado com telescópios de 5" (127mm) de abertura ou menores. Útil na definição da Grande Mancha Vermelha (que se apresenta mais como um ponto fraco avermelhado).

    Saturno - Revela alguns detalhes de baixo contraste nas faixas, zonas e regiões polares do disco planetário com telescópios menores."

    https://tellescopio.com.br/filtros/filtros-visuais/filtro-colorido-82a-azul-claro


    _________________
    ____________
    AJC
    Pesquisador pela AAVSO e membro colaborador do VTOL
    www.astrotopico.forumeiros.com

      Data/hora atual: Ter Set 19, 2017 10:33 am