.


    Dicas sobre binóculos

    Compartilhe
    avatar
    AJC
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 60
    Data de inscrição : 20/11/2016
    Idade : 50
    Localização : Três Marias

    Dicas sobre binóculos

    Mensagem  AJC em Dom Jan 01, 2017 7:03 pm

    Como escolher um binóculo?
    A resposta para essa pergunta vai depender da prática em astronomia escolhida, por exemplo, das citadas no item anterior. Porém, alguns aspectos podem influenciar na escolha: peso, campo de visão, eye relief, manejo, pupila de saída, fator de visibilidade e preço. Seguem abaixo algumas considerações sobre cada item:

    Peso: binóculos podem pesar entre 160 gramas até 2Kg. Os mais leves são portáteis porém mostram menos estrelas. E os maiores, que prometem imagens espetaculares, são muito pesados. Os mais leves podem ser levados em pequenas bolsas e manuseados com facilidade. Os pesados atendem a objetivos específicos e costumam ser mais caros. Ou seja, depende do projeto observacional escolhido.

    Campo de visão: binóculos de campo de visão amplo servem muito bem para reconhecimento de grandes áreas, as constelações. Os de visão mais estreita são mais específicos, para alvos mais localizados.

    Eye Relief: quanto menor a distância que o olho fica da lente, menor seu eye relief. Valores menores que 11mm podem causar desconforto, exigindo um olho quase grudado na ocular. Para quem observa com óculos (astigmatismo acima de 1 grau) o mínimo são 14mm. Valores maiores encarecem o equipamento.

    Manejo: aumentos entre 7x e 8x e mais leves (entre 600 e 850 gramas), facilitam o manejo pois reduzem a trepidação e podem ser carregados, com correias apropriadas, no pescoço, sem problemas. Binóculos mais pesados dificultam o manejo. Porém, binóculos super leves, como os compactos, são mais sujeitos a trepidação por serem leves demais. Nesses casos deve-se evitar segurá-los com a ponta dos dedos e usar mais as palmas das mãos.

    Preço: é o item menos importante na compra de um equipamento. Porém, para quem está iniciando na prática da astronomia e ainda não tem certo que tipo de projeto observacional vai fazer, o preço pesa. E se for para ter mais de um binóculo, também acaba pesando na escolha. Os mais comerciais, que atendem a um mercado geral, são os mais acessíveis. E os que são de uso específico para astronomia costumam ser mais caros.

    Pupila de saída: ao se dividir o diâmetro da lente objetiva, em milímetros, pelo aumento, temos a chamada pupila de saída. É um disco de luz que aparece na ocular. Um binóculo de 10x50 possui uma pupila de saída de 50mm/10x = 5mm. Um 7x50 possui uma pupila de saída de 7,1mm. Há controvérsias se todos alcançam uma pupila de 7mm no meio urbano. Uma pupila de saída de 5 ou 6 mm é mais aceitável. Valores de 7mm são mais indicados para área rural ou semi-rural.

    Fator de Visibilidade: ao se multiplicar o aumento (7x) pelo diâmetro (35) temos o chamado fator de visibilidade = 245. Os valores maiores costumam mostrar mais objetos. Porém, dada a dificuldade da pupila de saída de 7mm, em ambiente urbano, deve ser considerada como 6mm. Ou seja, um 7x50 teria um diâmetro útil de 42mm para uma pupila de saída de 6mm. E não de 7mm para 50mm.

    Posição de observação
    Ao apontarmos para cima nossa coluna e pescoço sentem o esforço e algum incômodo na observação com binóculo. Seguem algumas sugestões:
    1 – evite usar binóculos estando em pé. Ficamos sem apoio algum para as costas;
    2 – se sentado, incline a cadeira um pouco para trás. Incline também a cabeça e segure-a com uma das mãos enquanto segura o binóculo com apenas uma mão;
    3 – Use uma cadeira tipo espreguiçadeira. Quanto mais próximo ao Zênite observamos, menos trememos pois as trepidações mais perceptíveis são na vertical. Apoie o binóculo no contorno dos olhos.


    Alguns mitos sobre binóculos
    Seguem algumas afirmativas abaixo que são muito ouvidas e lidas nas mais diversas fontes. Serão verdadeiras?

    Mesmo pequenos binóculos, como os de teatro, permitem a observação de astros inacessíveis a olho nu, mas os binóculos mais adequados para a astronomia seguem as regras de: quanto maior a abertura, mais luminosidade. E a magnificação deve ser adequada para produzir uma imagem mais próxima de 5 mm possível.

    Quem afirmou isso nunca observou a Lua em um 12x60. É de doer por causa do excesso de luz. Muito melhor em 12x25. E não se carrega um 12x60 na bolsa. Um binóculo de 8x21 pode ficar sempre à disposição.

    A maior dificuldade para o uso de binóculos na Astronomia é devido a instabilidade das mãos, que faz a imagem mover-se constantemente. Para minimizar este efeito, recomenda-se o uso de tripés com adaptadores para binóculos.

    Binóculos são de natureza portátil, de apontamento rápido e direto. Tripés engessam a observação e limitam a inclinação a 30 graus, sem conforto algum, a menos que possuam prismas a 45 graus.
    avatar
    ZelvisCch
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 53
    Data de inscrição : 19/11/2016
    Idade : 45
    Localização : Ribeirão Preto, SP

    Re: Dicas sobre binóculos

    Mensagem  ZelvisCch em Seg Jan 02, 2017 12:56 pm

    Sensacional esse tópico. Tenho um BushNell 10x50 e noite passada, aproveitando um há muito tempo ausente "Céu Limpo", fiz observações sensacionais com ele. Ainda não havia usado ele com tanta dedicação, fiquei umas 2 horas observando e hoje estou sentindo um pouco as costas e o pescoço, a idade colabora um pouco, mas, como vi nesse tópico, fiz de modo errado, quase toda a observação de pé, fazendo intervalos e observações breves por causa do cansaço e observar objetos quase na Zênite. 
    Uma espreguiçadeira foi uma dica obvia e perfeita que não havia pensado.


    _________________
    Nome Evandro

    Telescópio 
    Sky-Watcher 70/900 EQ-1
    Binóculo 
    Bushnell Falcon 10x50

    Blogs
    GRARP - Grupo de Astronomia de Ribeirão Preto

    Zelvis Astrônomo Amador

    YouTube
    O Astrônomo Amador

    Meu limite é o infinito.
    avatar
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 20/11/2016
    Localização : Salvador

    Re: Dicas sobre binóculos

    Mensagem  deco27x em Seg Jan 02, 2017 6:27 pm

    Excelentes dicas AJC!

      Data/hora atual: Seg Nov 20, 2017 10:51 pm