.

Um 102mm F/5

Compartilhe
    AJC
    Moderador
    Moderador

Um 102mm F/5

Mensagem  AJC em Dom Jan 01, 2017 5:16 pm

Telescópio fantástico para DSOs (cometas) e estrelas variáveis. Com um foco de 510mm (F/5) e uma ocular de 26mm possibilita um campo de mais de 2,5 graus, equivalente a 5 luas. É leve (apenas 3 Kg) e funciona muito bem em uma montagem igualmente leve, a AZ3, em alumínio.

Costuma vir com focalizador de 2 polegadas o que possiblita ainda campos maiores com oculares específicas. É pequeno e bastante portátil. Atinge uma magnitude estelar de 12, mesmo na cidade e, como os refratores, em geral, não exige colimação e não tem coma significativa (distorção nas bordas).

Fonte: http://www.celestron.com/browse-shop/uncategorized/102-mm-wide-view

Para planetas, suporta aumentos até 127x, com alguma aberração cromática. Na Lua consegue-se um bom desempenho observando crateras bem pequenas.

Mas, dado seu foco curto, seu potencial fica realmente bem explorado ao se observar estrelas variáveis, que exigem grande campo para se fazer comparações e para cometas, para qual o campo grande facilita a localização do alvo. Para grandes regiões do céu como a nebulosa de Eta Carinae, a imagem é impressionante. Abrange um campo enorme, com uma quantidade de estrelas que surpreende mesmo os mais experientes observadores.

Cometas costumam aparecer próximo ao Sol, ou seja, baixos no horizonte, onde os refletores tipo dobsonianos não alcançam por causa das obstruções normais (árvores, prédios, muros). Então, um 102mm pode varrer baixas alturas com um campo de visão grande, em uma montagem na altura máxima (a bases dos dobs são muito baixas).
    André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Re: Um 102mm F/5

Mensagem  André MTC em Dom Jan 01, 2017 6:13 pm

Boa tarde AJC! Estava para te perguntar exatamente sobre as capacidades de carga das montagens (respondida no tópico abaixo) em específico a capacidade de carga da AZ 3.
    É que pelas minhas contas (senão estão erradas) um refrator de 120 mm com 1000 de distância focal (meu caso) utilizando uma ocular de 36 mm e 72° de campo aparente "teoricamente" proporcionaria um campo de visão real de 2,59° - bom para as observações citadas por você. O problema é que pesa 5 kg e não é tão pequeno para uma AZ 3 que tenho por aqui também.
    Aliás (por favor) me tire uma dúvida: o quê você acha dos filtros semiapo para diminuição da aberração cromática? Acho melhor abrirmos um outro tópico para essa resposta....
    Um abraço.
    AJC
    Moderador
    Moderador

Mensagem  AJC em Dom Jan 01, 2017 7:18 pm

Olá André,
    1 - o cáculo de campo tem algumas limitações, veja:
    http://astrotopico.forumeiros.com/t58-campo-de-visao

O campo que você quer pode não ser possivel com seu tele a menos que tenhas uma diagonal de 2 polegadas e sua ocular também seja de 2 polegadas. Mesmo assim, refaça as contas.

2 - acromáticos de foco curto não priorizam observações planetárias (onde a aberração cromática é mais fatal). Para tal, usa-se focos mais longos, com aberrações aceitáveis. O uso de filtros são uma alternativa mas que depende muito da óptica da objetiva. Leia algum review sobre o filtro específico e analise se vale a pena o risco.
    André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  André MTC em Dom Jan 01, 2017 8:33 pm

No caso a diagonal é no padrão 2" e a ocular também para chegar nesse campo de visão que mencionei. Também te perguntei sobre o filtro "semiapo" pela experiência (contato) que você tem com vários tipos de refratores (acromáticos e APOs) e suas características e aplicações. 
    Tenho o filtro faz um tempo e me sinto bem tanto com ele (semiapo) como o filtro "contrast booster" para observações, principalmente as planetárias e lunares, já que o cromatismo não é muito evidente no caso dos DSOs que exigem pouca ampliação. Mas para fotos confesso que o cromatismo incomoda um pouco.
    Aí já viu né....a curiosidade de experimentar um APO bate forte. Mas como você mesmo explorou muito bem em um outro tópico, será que existe a necessidade para que a prática da astronomia proporcione realmente prazer (e produza conhecimento) ou será simples influencia do meio aliado a uma boa dose de consumismo?
    Enfim, qual a diferença real na qualidade das observações proporcionadas por um APO frente aos acromáticos (com o uso de filtros) já que a resolução e magnificação seriam as mesmas levando-se em consideração refratores de mesma abertura e distância focal?
    AJC
    Moderador
    Moderador

sobre EDs e APOs

Mensagem  AJC em Dom Jan 01, 2017 9:06 pm

Parabens pelo 120mm F/8.3 e acessórios que vão lhe possibilitar um campo tão grande. É estrela demais!

Sobre EDs e APOs:

http://astrotopico.forumeiros.com/t60-a-excelencia-em-telescopios#202

Data/hora atual: Ter Jul 25, 2017 11:41 pm