.

Dúvida: DSO entre Newtoniano e Acromático

Compartilhe
    ZelvisCch
    Curioso
    Curioso

Dúvida: DSO entre Newtoniano e Acromático

Mensagem  ZelvisCch em Dom Dez 11, 2016 12:00 pm

Tenho um Acromático 70mm/900mm e com ele tenho ótimas observações planetárias e lunar.
    No momento quero iniciar observações de DSO. Fui orientado que com uma boa ocular 30mm (30x) eu terei boas experiências.

No entanto, me surgiu uma dúvida. Com o uso de um Newtoniano 114mm f/4,5 eu terei resultados melhores para DSO que com o acromático 70mm f/13 com 30x?

Citei o 114mm por questão de custo.

Telescópio 
    Sky-Watcher 70/900 EQ-1
    Binóculo 
    Bushnell Falcon 10x50

Blogs
    GRARP - Grupo de Astronomia de Ribeirão Preto

Zelvis Astrônomo Amador

YouTube
    O Astrônomo Amador

Meu limite é o infinito.
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Re: Dúvida: DSO entre Newtoniano e Acromático

Mensagem  JonasJ em Dom Dez 11, 2016 12:20 pm

Falando apenas em termos de observação, sem entrar em astrofotografia, acredito que a questão maior não esteja no tipo de montagem, newtoniano ou [refrator] acromático, mas sim na razão focal. Enquanto para planetas, que geralmente refletem muita luz, uma razão focal longa funciona muito bem, já para DSOs a imagem acaba ficando muito escura.
    Tenho iniciado alguns testes com um F/6 e a diferença na observação de DSO é perceptível. Mesmo em aglomerados abertos, consigo ver bem mais estrelas, algumas minúsculas na ocular, que no meu F/10 não ficam visíveis.

ZelvisCch
    Curioso
    Curioso

Mensagem  ZelvisCch em Dom Dez 11, 2016 1:23 pm

Jonas, seria então uma outra alternativa um Acromático do Relação Focal curta para DSO?

Telescópio 
    Sky-Watcher 70/900 EQ-1
    Binóculo 
    Bushnell Falcon 10x50

Blogs

Zelvis Astrônomo Amador

YouTube
    O Astrônomo Amador

Meu limite é o infinito.
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Dom Dez 11, 2016 3:15 pm

Para observação de DSO, que em geral são objetos com pouca intensidade de luz, e que em geral vão precisar de pouca ampliação, entendo que sim, que apenas em ampliações acima de 100x, ou na astrofotografia de DSO a aberração cromática ficaria evidente a ponto de incomodar. Mas prefiro que você verifique com mais pessoas porque os testes que comentei que tenho realizado, na prática, são com um refrator em outra categoria, que é o que posso afirmar. Ou seja, razão focal longa não combina com DSO.
    Precisaria fazer outros testes com outros equipamentos para afirmar com precisão a partir de que ponto a aberração cromática começa a incomodar.
    Alias é difícil encontrar refratores acromáticos de razão focal curta no mercado, não?! Acredito que pelo fato de que terem uma aplicação restrita, não sendo úteis para observação lunar e planetária, seriam classificados como ruins pelo público. Apenas em sites estrangeiros vejo-os, sob título de 'short tubes', que são usados assim para aplicação específica, para observações específicas ou para servirem de guiagem.

ZelvisCch
    Curioso
    Curioso

Mensagem  ZelvisCch em Dom Dez 11, 2016 3:39 pm

Uma outra pergunta quanto a isso...
    Você acha que um Redutor Focal pode ser uma solução para que eu possa observar DSO no meu Acromático?

Telescópio 
    Sky-Watcher 70/900 EQ-1
    Binóculo 
    Bushnell Falcon 10x50

Blogs

Zelvis Astrônomo Amador

YouTube
    O Astrônomo Amador

Meu limite é o infinito.
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Dom Dez 11, 2016 3:51 pm

Vai ter um resultado próximo ao utilizando uma ocular de distância focal maior, como 30 ou 40mm por exemplo. O redutor focal é vantagem porque pode ser usado também na fotografia em foco primário. Mas não crie grandes expectativas, não sei como é sua região, mas o maior limitador continuará sendo a poluição luminosa mesmo.

Bruno
    Moderador
    Moderador

Mensagem  Bruno em Dom Dez 11, 2016 7:01 pm

Olá colegas, como a discussão é entre um 70mm e um 114mm e como DSOs possuem magnitudes altas, o parâmetro para se estabelecer a maior magnitude alcançável de um aparelho depende proporcionalmente de uma característica física dele que é a abertura, pois quanto maior ela for maior será a magnitude alcançada. O diâmetro do espelho ou da lente objetiva é o fator mais determinante na observação dos objetos de magnitudes visuais mais elevadas (ou de brilho mais fraco que se espera observar próximo do zênite).
    Magnitude alcançável do 70mm: 7.5 + (5 x log 7) = 7.5 + 5 x 0.8 = 7.5 + 4 = 11.5ª
    Magnitude alcançável do 114mm: 7.5 + (5 x log 11.4) = 7.5 + 5 x 1 = 7.5 + 5 = 12.5ª
    Fora isso devemos levar em conta a limpeza do espelho ou lente, o índice de cor do objeto observado, a distância zenital, o coeficiente de extinção, o diâmetro aparente do disco da estrela em segundos de arco (este varia com a turbulência atmosférica em até 0.5 a vários segundos de arco). Quanto maior for o disco (seeing) maior será a área em que a luz da estrela estará espalhada.
    Dessa forma para a observação de DSOs considere primeiro o aparelho de maior abertura e com a focal mais curta.
    Para contrapor existe o fator limitador que é o índice de poluição luminosa. Quanto ao alerta do colega em relação ao grau de PL, de fato as grande aberturas em locais de PL moderada a alta tendem a sofrer maiores interferências no brilho do céu de fundo diminuindo o contraste, mas isso se nota de forma mais significativa em aberturas acima de 200mm, quando comparadas a instrumentos de objetivas com diâmetros inferiores e que sofrem menos com esse problema na observação de objetos difusos ou de brilho fraco.
    Segue no link abaixo uma calculadora de magnitude limite para um telescópio: 

Bruno

Refrator acromático vintage EQ Tasco 10k 80mm F/15
    Refrator acromático vintage EQ dubleto "uncoated" Jaegers 103mm F/15.4
    Refletor newtoniano dobsoniano 135mm F/9.8
    Refletor newtoniano dobsoniano 200mm F/6
    Binóculo Octans 7x50
    Binóculo Expanse 10x50
    Binóculo Starguider 10x60

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Out 18, 2017 2:34 pm