.

Oculares Starguider ED

Compartilhe
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Re: Oculares Starguider ED

Mensagem  JonasJ em Sab Dez 17, 2016 11:03 pm

Seja bem vindo Deco, informações bastante esclarecedoras.

JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Sab Dez 24, 2016 7:32 pm

A ocular starguider chegou aqui.
    Só tive oportunidade para uma observação rápida mas a primeira impressão me agradou, tanto pela robustez do produto que aparenta ser bem durável, quanto pela observação em si. A concha extensível da ocular é bastante confortável, colabora no contraste e torna a utilização mais confortável. O campo me pareceu bem linear, sem distorções nas bordas. O que mais me chamou atenção foi o campo de visão, maior do que estou habituado utilizar.
    Se eu tiver alguma impressão a mais futuramente eu adiciono aqui, mas em um primeiro momento estou bem satisfeito.

AJC
    Moderador
    Moderador

citar fontes

Mensagem  AJC em Seg Jan 02, 2017 12:48 am

deco27x escreveu:
    A parada de campo de uma ocular (ignorando as distorções da ótica que na pratica podem diminuir ou aumentar um pouco este valor) é calculada da seguinte maneira:

Campo aparente X comprimento focal / 57,3

Ótimas informações. Quando puder, forneça as fontes, essencial para aprofundamentos e referências!

www.astrotopico.forumeiros.com
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  deco27x em Seg Jan 02, 2017 6:17 pm

AJC escreveu:
    deco27x escreveu:
    A parada de campo de uma ocular (ignorando as distorções da ótica que na pratica podem diminuir ou aumentar um pouco este valor) é calculada da seguinte maneira:

Campo aparente X comprimento focal / 57,3

Ótimas informações. Quando puder, forneça as fontes, essencial para aprofundamentos e referências!
    Aqui tem quase tudo o que você queira saber sobre a ótica de oculares e telescópios. Mas não lembro exatamente onde peguei a informação que forneci.

http://www.telescope-optics.net/
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  deco27x em Seg Jan 02, 2017 6:24 pm

Aqui estão algumas fontes onde podem encontrar a fórmula para calcular a parada de campo (field stop) de uma ocular:

http://www.chuckhawks.com/telescope_formulas.htm

http://www.televue.com/engine/TV3b_page.asp?id=79

http://televue.com/engine/TV3b_page.asp?id=212&Tab=
    AGM
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  AGM em Qua Jan 04, 2017 11:16 am

As oculares Starguider e as TMB planetárias são de ótimo custo e qualidade. Tanto uma quanto a outra oferecem excelente campo visual e imagens com contrate e detalhes muito melhores que as oculares mais comuns como as Plossl. Evidente que não descartamos as Plossl, mas ao utilizar um acessório melhor, é normal queremos investir em mais qualidade.

O eye-relief das Starguider é regulável, adaptável para cada um e para DSO as imagens são bem mais cristalinas e precisas além de oferecer um extenso campo. Ambas, TMB e Starguider tem ótimo acabamento, pesam um pouco mais no focalizador e é necessário balancear o telescópio se usar a montagem destravada.

É um investimento de valor "mediano" tratando-se de Brasil, mas um investimento médio com uma qualidade superior por exemplo: se você paga 50% a mais nessa ocular em relação a uma comum, a qualidade em comparação ao investimento é bem maior, acima de 70%. Valem cada centavo e oculares melhores que essas só para quem está disposto a pagar mais de R$800#. Entretanto, não é necessário um investimento melhor que este se o seu caso for astronomia "observacional" e não investir em astrofotografia. Minha sugestão, é investir ao longo do tempo, em uma diagonal dielétrica, para aprimorar ainda mais a qualidade entre ocular e diagonal, oferecendo melhor transmissão de luz e menos reflexos devido a qualidade dos vidros utilizados.

JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Dom Mar 05, 2017 12:12 am

Concordo com tudo que escreveu AGM.
    Segundo relatos de terceiros, sobre as 'TMB planetárias', elas disparam no contraste. Enquanto as Starguiders, agora baseado também nas minhas impressões e não apenas de terceiros, pelo fato de serem ED, apresentam ótima correção de cores, e nitidez das imagens.
    Para manter o conjunto, acabei pegando outra também Starguider, agora de 12mm.

AGM
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  AGM em Dom Mar 05, 2017 3:29 pm

Bruno escreveu:
    Assim como a Paradigma a Starguider > ... > e difusos contra o céu de fundo. As bordas das lentes são enegrecidas afim de eliminarem reflexos e distorções indesejáveis, o que atua diretamente na melhora do contraste.
    Bruno

Essa informação é de extrema importância, bordas das lentes enegrecidas para impedir reflexos internos. As Plossl Série 500 também são um ótimo custo-benefício, entretanto, algumas, mesmo com sua construção melhorada comparada a outras Plossl, podem vir com ou sem essas bordas escuras. Se ocorrer reflexos temos que desmontar a ocular e escurecer as bordas com uma caneta de marcar CD ou essas para lâminas de retroprojetores.
    AS duas linhas são excelente, tanto as TMB como as Starguider da loja TELLESCOPIO, oferecem grande campo e imagens com melhor contraste do que as oculares mais comuns. São um pouco mais pesadas, tendo que, com a montagem destravada, balancear o tubo (OTA) devido ao peso sendo ela mais robusta. A Starguider tem um eye-relief muito confortável, mesmo o da TMB sendo menor, ainda assim geram observações com bom descanso de olho.

Sempre é bom verificar a razão focal e a distância focal do telescópio, para adquirir oculares dentro dos limites do equipamento, podendo prover também, junto de uma barlow, ampliações diferenciadas das oculares já existentes no conjunto que cada um possui. Há casos de substituição, adquirir uma Starguider 25mm para substituir uma Plossl de mesma distância focal também é interessante se couber nos seu R$ investimento R$, não menciono "orçamento", porque tudo o que adquirimos para nossa astronomia é investimento, podendo usar em outros telescópios.

Um exemplo; dado que tenho três telescópios, dois com d/f 1250mm e um de d/f 500mm, tive que confeccionar uma tabela para fazer os comparativos das oculares que iria comprar. Para as Starguider e TMB, adquiri as ampliações específicas para ambos os casos, DSO e objetos do sistema solar. Duas Starguider, 25mm e 15mm e duas TMB, uma de 7mm e outra de 9mm, sendo que a de 7mm adquiri já mais tempo e ainda tinha um conhecimento prático mais limitado. Para as demais, adquiri as Plossl Série 500, que também tem ótimo acabamento e aceitam qualquer distância focal.

Sempre executem uma tabela para investir em oculares, preferencialmente para usar com uma boa barlow, se por acaso investir somente em uma. Se for investir em mais, para não usar a barlow, faça os cálculos para o seu projeto, se é para DSO ou objetos do sistema solar, ou para ambos. Ampliar demais é o que todo mundo quer, 2x a abertura ou 2.5x a abertura, ocasionando muita frustração e decepção, pois a atmosfera tem de estar muito tranquila para permitir ampliações além da abertura do telescópio para que o conjunto possa lhe oferecer uma imagem com qualidade, bem definida e de boa resolução. Um exemplo aqui posso citar a minha escolha pela ocular TMB de 9mm e não de 8mm, sendo nos telescópis de 1250mm de d/f, a 9mm amplia 138x e a de 8mm 156x. As condições atmosféricas estarão mais propícias durante o ano para uma ampliação de 138x do que para 156x, e mesmo 100x, não é pouco. Ficar de olho nas oposições planetárias também é importante para melhor poder observá-los.

Com exceção da Lua, não sigo uma regra específica para as ampliações, apenas, sabendo do potencial do equipamento e já acostumado com o céu da região onde moro, já sei praticamente o quanto ampliar. Se vou observar um planeta, normalmente inicio com 50x, o observo por uns 10min para acostumar a visão e tentar perceber o máximo de detalhes, depois vou avançando e a atmosfera e demais fatores ligados a ela é que irão me orientar até onde posso ampliar e como melhor observar. Muitos descrevem observações para planetas gasosos como Júpiter por exemplo, com 200x de ampliação ou até mais, tendo em média, uma abertura de 80mm a 100mm. Já ampliei Júpiter, em duas raras noites, com mais de 142x, noites raras, com um filtro dark-sky E-1, foi a primeira vez que observei a GMV. Mas de fato, prefiro uma ampliação no limite da abertura ou somente um pouco mais elevada, para ter uma imagem que não seja "turva" e mesmo um pouco menor, com os detalhes bem mais evidentes.

Lembro aos amigos aqui, que meus relatos partem dos meus equipamentos, do céu da minha região e de todas as condições climáticas aqui apresentadas. Portanto, realmente "ignoro" comentários do tipo (não concordo), tal comentário é porque a pessoa não leu atentamente o que foi escrito ou porque persiste numa opinião com fundamentos ainda não amadurecidos. Meus relatos sempre irão mudar e evoluir, uma vez que para cada noite de observação, é como ler o mesmo livro mais uma vez, entendendo melhor o que ainda não estava bem esclarecido.

De fato me excedi um pouco na resposta desse tópico, partindo de uma citação do Bruno, nosso Moderador, mas achei cabível e pertinente complementar isso com a minha experiência de um local com PL tão alta e por ter as duas oculares mencionadas nesses tópicos. Acho que apenas descrever detalhes técnicos podem deixar muitas dúvidas para o uso prático, deixando o adepto a astronomia imerso em questionamentos na hora de investir em seus acessórios.

Um astro-céu e boas observações à todos!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 24, 2017 9:59 pm