.

Oculares Starguider ED

Compartilhe
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Oculares Starguider ED

Mensagem  JonasJ em Dom Dez 11, 2016 11:58 am

Que acham dessas oculares Starguider?
    Pelas especificações me parecem interessantes, o preço ainda está dentro do que estaria disponível investir em uma ocular, gostaria de perguntar se alguém tem ou já usou, se vale a pena. Ou na falta disso, se a marca seria de qualidade.
    São 6 elementos em 4 grupos, eye-relief 16mm, FOV 60°. A montagem dela também me parece bem robusta também.
    Valor no brasil 250 reais (em torno de US$75).

JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Re: Oculares Starguider ED

Mensagem  JonasJ em Qua Dez 14, 2016 12:11 am

Acabei encomendando essa starguider ed 18mm.
    Encontrei poucas citações dela na internet, mas pela pesquisa acredito que valha o preço.

Havia anunciado meu refrator acromático, então precisaria de uma ocular para substituir a de 25mm que enviaria junto na venda. Então encomendei essa starguider de 18mm, que era a que estava disponível em estoque. No final acabei cancelando a venda do meu refrator (pela segunda vez, e agora desisto de vende-lo, ainda que esteja meio redundante).
    Ansioso para testar essa ocular.

André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  André MTC em Qua Dez 14, 2016 9:41 pm

Acredito que as Starguider tenham a mesma óptica (construção) das Expanse ED que eram comercializadas pelo Armazém do Telescópio. Tive duas Expanse (15 e 5 mm) e eram bem bacanas na qualidade das imagens.
    Contudo as Meade HD que também eram vendidas pelo ADT tinham um desempenho um pouco melhor, isso no caso do meu refrator de 90 mm. As Meades proporcionavam a imagem com uma melhor nitidez.
    André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  André MTC em Qua Dez 14, 2016 10:43 pm

Acabei de dar uma "passeada" no Mercado Livre a procura de boas ofertas de oculares, no caso específico as Expanse ED, Meade HD ou Starguider. Achei toda as distâncias focais das Meades HD....só que a galera está pedindo mais de R$ 1.000,00 reais de cada ocular!!! Estão loucos!!!!
    Shocked Shocked Shocked
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Qua Dez 14, 2016 11:26 pm

Eu ia fazer exatamente essa colocação.

André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  André MTC em Qua Dez 14, 2016 11:43 pm

Com esse valor dá para comprar oculares da própria Meade, porém UWA com 82° de campo de visão ou então uma boa ocular "Hyperion" da marca Baader....
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Qui Dez 15, 2016 11:07 am

Pode ser sincero André, você acha que vale ou não vale o preço?
    Agora já comprei mesmo, já está a caminho.
    Pelo fato de ter 6 elementos (em 4 grupos), e ser ED, imaginei que tivesse qualidade.
    Lógico que sem querer coloca-la ao lado de oculares na faixa dos quatro dígitos.

O campo de 82 graus que você citou em outra ocular é teórico, não é mesmo? Se não me falha a memória, uma ocular de 1.25 não poderia entregar esse campo, não é mesmo?

André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  André MTC em Qui Dez 15, 2016 12:42 pm

Se ela tiver uma construção semelhante as Expanse ED como disse (e acredito que sim) como certeza valem o investimento meu amigo! Relaxa...
    Quando mencionei que me adaptei melhor as Meades HD, lembre que as observações eram feitas em um refrator acromático com relação focal F/10 e portanto com um bom contraste do próprio equipamento. 
    Quando instalei as Expanse ED na diagonal do telescópio, achei que a imagem ficava um pouco escura demais - mesmo na ocular de 15 mm. Talvez em um refletor de maior abertura e relação focal mais curta, essa percepção seja outra. Porém some-se a isso minha acuidade visual que não é grande coisa, ou seja, tudo meio subjetivo.
    Espere ela chegar e faça o teste, será bem interessante a opinião de um amigo sobre um produto semelhante. Na época não encontrei ninguém com configuração de equipamento parecido para trocar impressões. Em relação ao campo de visão de 82° graus em oculares no padrão 1,25", desconheço como seja o cálculo para se chegar a esses números.
    Fato que existem inúmeras fabricantes de oculares que possuem padrão 1,25" com 82° de campo de visão: TeleVue, Explore Scientic, Meade...e acabamos pagando bem caro para colocar uma ou duas delas em nosso setup.
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Qui Dez 15, 2016 5:50 pm

Entendi André. Acredito que ela me atendará bem, pois o parâmetro que tenho são as oculares que vieram no telescópio skywatcher, então minha expectativa é que essa já seja superior. Fora que será uma opção a mais, 18mm, entre as de 10mm e 25mm que já tenho.

Quanto ao comentário que coloquei sobre o campo de visão, entendo que o 82 graus informado pelo fabricante seja o campo aparente, já o campo real pelo que me lembro é calculado a partir da ampliação usada. Acho que vou tentar continuar esse assunto depois em outro tópico. abc.

André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  André MTC em Qui Dez 15, 2016 9:26 pm

Com certeza são superiores as oculares convencionais que acompanham os telescópios (que já são boas), além de preencher uma lacuna nas distâncias focais das oculares que você já possui. Vai gostar dela, pode estar certo!
    Depois de experimentá-la, faça um resumo para que possamos trocar experiências study study study
    André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  André MTC em Qui Dez 15, 2016 9:57 pm

Bruno
    Moderador
    Moderador

Mensagem  Bruno em Sex Dez 16, 2016 8:32 pm

Assim como a Paradigma a Starguider mesmo possuindo dois elementos ED entre os seis, o controle da dispersão de luz nela deixa o céu de fundo mais escuro ajudando no contraste. 
    Todas as superfícies ar/vidro são multi revestidas, sendo uma boa escolha para separar (resolver) binárias mais cerradas, visualizar luas bastante próximas dos globos de Jupiter e Saturno, melhorar o contraste nos detalhes dos acidentes lunares e nos discos planetários, e certamente favorecer a observação de objetos débeis e difusos contra o céu de fundo. As bordas das lentes são enegrecidas afim de eliminarem reflexos e distorções indesejáveis, o que atua diretamente na melhora do contraste.

Bruno

Refrator acromático vintage EQ Tasco 10k 80mm F/15
    Refrator acromático vintage EQ dubleto "uncoated" Jaegers 103mm F/15.4
    Refletor newtoniano dobsoniano 135mm F/9.8
    Refletor newtoniano dobsoniano 200mm F/6
    Binóculo Octans 7x50
    Binóculo Expanse 10x50
    Binóculo Starguider 10x60
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  deco27x em Sab Dez 17, 2016 1:30 pm

JonasJ escreveu:Pode ser sincero André, você acha que vale ou não vale o preço?
    Agora já comprei mesmo, já está a caminho.
    Pelo fato de ter 6 elementos (em 4 grupos), e ser ED, imaginei que tivesse qualidade.
    Lógico que sem querer coloca-la ao lado de oculares na faixa dos quatro dígitos.

O campo de 82 graus que você citou em outra ocular é teórico, não é mesmo? Se não me falha a memória, uma ocular de 1.25 não poderia entregar esse campo, não é mesmo?

Naturalmente é possível ter oculares com Campo de 82° se a distância focal for de 18mm ou menor.
    Embora normalmente não se faz oculares uwa no padrão 1,25" em comprimentos focais maiores que 16mm, para evitar certas dificuldades técnicas, é mais prático fazer uma uwa 18mm no padrão 2". É o caso da ES 82° 18mm. Ela poderia ser feita no padrão 1,25", mas haveriam alguns inconvenientes, e para evitá-los, fazem logo no padrão 2"
    Outro exemplo disso são as ES 100° 14mm. Ela é feita no padrão 2". Poderia ser feita no padrão 1,25" mas isto traria alguns inconvenientes então fazem logo no padrão 2"
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  deco27x em Sab Dez 17, 2016 1:45 pm

Para saber se uma ocular pode ser feita ou não em certo padrão de barril é só calcular a parada de campo da ocular, que é a medida da abertura útil mínima necessária para a ocular em questão funcionar sem escurecimento das bordas do campo.

No padrão 0,965" a máxima parada de campo permitida é de 19mm. Uma ocular que necessite de parada de campo maior precisará ser feita num padrão de barril mais largo.

No padrão 1,25" a máxima parada de campo é de 27mm.

No padrão 2" a máxima parada de campo é de 46mm.

A parada de campo de uma ocular (ignorando as distorções da ótica que na pratica podem diminuir ou aumentar um pouco este valor) é calculada da seguinte maneira:

Campo aparente X comprimento focal / 57,3

Nesta ocular dual ED 18mm por exemplo, temos: 60 x 18 / 57,3 = 18,8mm

Numa ocular de 18mm com 82° de campo teríamos: 82 x 18 / 57,3 = 25,8mm  que ainda pode ser suportado pelo padrão 1,25" Porém haveriam problemas com barlows, seria difícil fazer um bom controle dos reflexos internos (falta de espaço para bafles) e seria uma ocular pesada para o padrão 1,25" de maneira que nem todo focalizador ou diagonal iria suportá-la bem. Daí para evitar todos estes problemas é mais simples fazer logo no padrão 2".
    André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  André MTC em Sab Dez 17, 2016 6:56 pm

Apareceu uma Meade HD de 18 mm no "mercado da astronomia" para venda por R$ 260,00 (bem realista o valor), porém o anúncio não durou (sobreviveu) quase nada...foi que nem água!!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 24, 2017 9:59 pm