.

Cálculo de contrapeso?

Compartilhe
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Cálculo de contrapeso?

Mensagem  JonasJ em Dom Dez 04, 2016 7:42 pm

Alguém conhece alguma tabela ou tem algum parâmetro de cálculo de contrapeso para se utilizar em uma equatorial?

Tenho um contrapeso aqui de 5kg, é muito pesado para o setup que uso, preciso coloca-lo totalmente para cima, gostaria de um contrapeso mais leve para deixar a montagem toda mais leve.
    Fora isso também vou passar a utilizar um OTA menor e mais leve, de aproximadamente 2,5kgs, ou 3kgs (variando conforme uso de câmera, etc),
    Já estou encomendando um contrapeso de 2kgs mas não tenho certeza, como ainda não começaram a produzi-lo, gostaria de confirmar se seria adequado.
    Será que um contrapeso de 2kgs trabalha bem para equilibrar um OTA entre 2 e 3kgs?
    Valeu!

AGM

Re: Cálculo de contrapeso?

Mensagem  AGM em Seg Dez 05, 2016 10:27 pm

JonasJ escreveu:Alguém conhece alguma tabela ou tem algum parâmetro de cálculo de contrapeso para se utilizar em uma equatorial?
    Será que um contrapeso de 2kgs trabalha bem para equilibrar um OTA entre 2 e 3kgs?
    Nunca me perguntei sobre o peso ideal para o contrapeso Jonas. Parta do princípio dos que vem junto com o telescópio e que já são suficientes de acordo não comente para o mesmo mas para uma carga um pouco mais pesada.
    Ao invés de um contrapeso de 5kg por exemplo, melhor seria ter dois de 2kg, totalizando 4kg. Lembre que, a haste onde regulamos a posição do contrapeso é longa, podendo variar essa regulagem entre a ponta, meio e início, equilibrando dessa forma de acordo com o peso do OTA na montagem assim também como ajustando-o conforme os acessórios inclusos como câmeras e oculares.
    Essa variação de posição do contrapeso vai fazer a compensação para o balanço do setup mesmo com apenas 2kg. Se o OTA pesa por exemplo 2kg, o contrapeso será balanceado conforme o necessário, caso coloque uma câmera e mesmo que passe a ficar com 4kg de carga, com o contrapeso bem na ponta da haste será o suficiente para balancear todo o conjunto.
    É correto você saber o peso do OTA, o peso da sua câmera e do contrapeso que possui, creio que "dois terços" do peso total da carga são mais que suficientes para fazer o ajuste. Um peso de 5kg, realmente é pesado, é para um OTA grande como um newtoniano de pelo menos 200mm, e poderá precisar até mesmo de mais um extra de acordo com os acessórios pretendentes.

JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Re: Cálculo de contrapeso?

Mensagem  JonasJ em Seg Dez 05, 2016 10:43 pm

É mais ou menos o que pensei, recentemente quando encomendei de 2kgs. Achei que 1kg mesmo com a haste longa poderia ser pouco. Minha montagem comprei usada e veio com esse de 5kgs só, então fiquei meio sem referencia. Quando chegar meu novo de 2kgs vou tentar vender ou trocar o meu de 5kg, por outro pequeno, aí terei algumas combinações legais conforme o setup que for usar. Valeu!

Data/hora atual: Ter Jul 25, 2017 11:28 pm