.

BINÓCULO: TABELA PARA AUXILIAR A COMPRA

Compartilhe
    ZelvisCch
    Curioso
    Curioso

BINÓCULO: TABELA PARA AUXILIAR A COMPRA

Mensagem  ZelvisCch em Sex Dez 02, 2016 1:11 pm

Já recebi a informação de que a informação desta tabela se trata de um conceito pessoal do criador (Que não sou eu), contudo, ela lhe dará uma boa noção sobre as diversas configurações de binóculos e suas aplicações.

Porém, não tome essa tabela como uma determinante para comprar um binóculo, busque sempre a opinião de um colega mais experiente, sem dúvida que irá encontrar alguém para uma boa dica aqui no ASTROTÓPICO.  

Leve em consideração que para astronomia amadora é muito importante que adquira um binóculo com pupila de saída de no mínimo 5mm, essa cifra você calcula com uma equação muitíssimo simples:

Abertura / Magnificação = Pupila de Saída

Exemplos:

Binóculo 10x50
    50 / 10 = 5
    5mm de pupila de saída

Binóculo 7x50
    50 / 7 = 7,14
    7,14mm de pupila de saída

Esses são conceitos básicos, porém, existem conceitos mais avançados que merecem a atenção de um colega mais experiente.

Espero ter ajudado.

Telescópio 
    Sky-Watcher 70/900 EQ-1
    Binóculo 
    Bushnell Falcon 10x50

Blogs
    GRARP - Grupo de Astronomia de Ribeirão Preto

Zelvis Astrônomo Amador

YouTube
    O Astrônomo Amador

Meu limite é o infinito.
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

Re: BINÓCULO: TABELA PARA AUXILIAR A COMPRA

Mensagem  deco27x em Sab Dez 17, 2016 4:57 pm

Olá colega ZelvisCch, esta tabela é bem interessante, mas exatamente como você ressaltou, ela reflete o ponto de vista de um indivíduo em específico. 

Para escolher um binóculo o importante é ter em mente os seguintes aspectos:

O que é mais importante para mim? 

1 - Preciso um equipamento portátil ou estou tamanho não é um problema? Quero um equipamento leve para não cansar rapidamente os braços ou não me importo muito com isto? 

As respostas a estas duas primeiras perguntas vão ajudar a definir qual a máxima abertura que você pode usar sem perder o conforto e praticidade que são os grandes trunfos dos binóculos.

2 - Tenho dificuldade em manter estável um binóculo com aumento forte ou tenho braços bem firmes? Prefiro usar o binóculo sem tripé ou não me importo de ter que usar tripé?

Há pessoas com dificuldade em usar binóculos com aumento acima de 7x ou 8x, neste caso a saída é usar um binóculo com baixo aumento ou usar um binóculo com aumento mais forte munido de tripé. O uso do tripé porém tira parte da portabilidade e praticidade do binóculo, além de ser desconfortável de usar para observar objetos que estão alto no céu (acima de 45° do horizonte).

AS respostas a estar perguntas vão definir o tipo de binóculo mais adequado para o observador em questão.

Se tem pouco espaço para levar o binóculo ou não tem braços fortes e precisa de algo leve, um binóculo não poderá ter mais que 50mm de abertura, preferencialmente um pouco menos ou se tiver condições financeiras para tanto, binóculos tipo roof são um pouco menores e mais leves que um porro com a mesma abertura. Lá fora é comum o uso de binóculos tipo roof para a astronomia, porém é importante salientar que um roof com qualidade equivalente a um porro de boa qualidade custa em média 3x mais! Ou seja, se um porro 10x50 de boa qualidade custa R$ 400, um roof equivalente vai custar em torno de R$ 1200, ou seja, é um solução para quem tem grana, que não tem vai de porro mesmo. 
     Para astronomia não recomendo abertura menores que 35mm. O ideal é não ir abaixo de 50mm, mas se tamanho e peso são um fator importante, é melhor um binóculo 8x40 ou 7x35 utilizados com frequência que um 10x50 ou 7x50 que quase nunca são usados.

Cada observador tem uma ampliação ótima para uso sem tripé. Esta geralmente fica entre 7x e 10x, há quem consiga usar aumentos mais fortes, como 12x ou 15x, mas são poucas pessoas que conseguem e por isso nunca recomendo começar com aumentos mais fortes que 10x.

Para quem não se importa em usar um tripé, mesmo sabendo que perderá parte da comodidade, peso e aumento deixam de ser grandes problemas, exceto no que diz respeito ao quão grande pode ser o equipamento a ser transportado. Neste caso a principal restrição é o quanto se pode gastar. Binóculos 15x70 estão custando a partir de 800 reais aqui no Brasil. Os 20x80 a partir de 1000 reais e os 100x25 em geral custam 2000 reais. Mas pessoalmente nunca recomendo começar com um gigante desses. É sempre preferível começar com um binóculo que possa ser utilizado sem tripé e daí descobrir se quer ir além ou não. Até porque neste caso o binóculo entra no território dos telescópios e um telescópio custando o mesmo preço quase sempre será melhor para observação que um binóculo gigante. Este tipo de binóculo reflete um perfil específico de observador.
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  deco27x em Sab Dez 17, 2016 4:59 pm

Olá colega ZelvisCch, esta tabela é bem interessante, mas exatamente como você ressaltou, ela reflete o ponto de vista de um indivíduo em específico. 

Para escolher um binóculo o importante é ter em mente os seguintes aspectos:

O que é mais importante para mim? 

1 - Preciso um equipamento portátil ou estou tamanho não é um problema? Quero um equipamento leve para não cansar rapidamente os braços ou não me importo muito com isto? 

As respostas a estas duas primeiras perguntas vão ajudar a definir qual a máxima abertura que você pode usar sem perder o conforto e praticidade que são os grandes trunfos dos binóculos.

2 - Tenho dificuldade em manter estável um binóculo com aumento forte ou tenho braços bem firmes? Prefiro usar o binóculo sem tripé ou não me importo de ter que usar tripé?

Há pessoas com dificuldade em usar binóculos com aumento acima de 7x ou 8x, neste caso a saída é usar um binóculo com baixo aumento ou usar um binóculo com aumento mais forte munido de tripé. O uso do tripé porém tira parte da portabilidade e praticidade do binóculo, além de ser desconfortável de usar para observar objetos que estão alto no céu (acima de 45° do horizonte).

AS respostas a estar perguntas vão definir o tipo de binóculo mais adequado para o observador em questão.

Se tem pouco espaço para levar o binóculo ou não tem braços fortes e precisa de algo leve, um binóculo não poderá ter mais que 50mm de abertura, preferencialmente um pouco menos ou se tiver condições financeiras para tanto, binóculos tipo roof são um pouco menores e mais leves que um porro com a mesma abertura. Lá fora é comum o uso de binóculos tipo roof para a astronomia, porém é importante salientar que um roof com qualidade equivalente a um porro de boa qualidade custa em média 3x mais! Ou seja, se um porro 10x50 de boa qualidade custa R$ 400, um roof equivalente vai custar em torno de R$ 1200, ou seja, é um solução para quem tem grana, que não tem vai de porro mesmo. 
     Para astronomia não recomendo abertura menores que 35mm. O ideal é não ir abaixo de 50mm, mas se tamanho e peso são um fator importante, é melhor um binóculo 8x40 ou 7x35 utilizados com frequência que um 10x50 ou 7x50 que quase nunca são usados.

Cada observador tem uma ampliação ótima para uso sem tripé. Esta geralmente fica entre 7x e 10x, há quem consiga usar aumentos mais fortes, como 12x ou 15x, mas são poucas pessoas que conseguem e por isso nunca recomendo começar com aumentos mais fortes que 10x.

Para quem não se importa em usar um tripé, mesmo sabendo que perderá parte da comodidade, peso e aumento deixam de ser grandes problemas, exceto no que diz respeito ao quão grande pode ser o equipamento a ser transportado. Neste caso a principal restrição é o quanto se pode gastar. Binóculos 15x70 estão custando a partir de 800 reais aqui no Brasil. Os 20x80 a partir de 1000 reais e os 100x25 em geral custam 2000 reais. Mas pessoalmente nunca recomendo começar com um gigante desses. É sempre preferível começar com um binóculo que possa ser utilizado sem tripé e daí descobrir se quer ir além ou não. Até porque neste caso o binóculo entra no território dos telescópios e um telescópio custando o mesmo preço quase sempre será melhor para observação que um binóculo gigante. Este tipo de binóculo reflete um perfil específico de observador.
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  deco27x em Sab Dez 17, 2016 5:00 pm

EU enviei a mensagem de novo porque na primeira estava quase impossível de ler devido ao fundo escuro do fórum.
    ZelvisCch
    Curioso
    Curioso

Mensagem  ZelvisCch em Sex Jan 13, 2017 11:18 am

Recentemente, um colega aqui do forum apresentou maneiras mais confortáveis para se usar um binóculo, maneiras essas que não fazem uso do tripé. 
    Eu tenho um 10x50 bem legalzinho, pude experimentar a maneira errada de se usar (Fiz isso pela inexperiência) e a maneira correta. Sentado ou deitado, segurando o binóculo com uma mão apenas (Aí está uma boa razão para o binóculo ser leve), usando o outro braço para apoiar a nuca (Caso esteja sentado) e o mesmo braço que apoia a nuca pode ajudar no apoio do binóculo. Se estiver deitado será melhor.  
    Desta forma, mantemos uma observação mais constante por conta do menor cansaço e a instabilidade passa a ser muito pequena.

Telescópio 
    Sky-Watcher 70/900 EQ-1
    Binóculo 
    Bushnell Falcon 10x50

Blogs
    GRARP - Grupo de Astronomia de Ribeirão Preto

Zelvis Astrônomo Amador

YouTube
    O Astrônomo Amador

Meu limite é o infinito.
    deco27x
    Iniciante
    Iniciante

Mensagem  deco27x em Sab Jan 14, 2017 2:51 am

De fato há muita maneiras de segurar o binóculo para observar. É importante que cada um encontre a maneira mais confortável e estável possível de observar.

Data/hora atual: Sab Ago 19, 2017 11:49 am