.

Lentes Pinhole na Astronomia

Compartilhe
    serveira

Lentes Pinhole na Astronomia

Mensagem  serveira em Qua Nov 23, 2016 12:12 pm

Saudações, colegas do Astrotópico!

Há muito tempo estou encantado por um instrumento no mínimo interessante: as câmeras "Pinhole".
    São instrumentos incrivelmente simples, um dos exemplos mais antigos do que se pode entender por tecnologia. Compostos, basicamente, por um compartimento escuro e um pequeníssimo furo em uma das extremidades (daí o nome Pinhole, buraco de alfinete, em inglês). Esse pequeno furo, por mais simples que seja, é opticamente uma lente perfeita, livre de aberrações.

A minha ponderação vêm de uma notícia de 2004 que li no site da Nasa, e que parece que foi esquecida. Pretendiam lançar ao espaço um telescópio composto de duas partes: Um astrógrafo e um gigante aparato Pinhole, que seria a lente, e, por ser livre de aberrações, permitiria ampliações incríveis, capazes de mirar nos exoplanetas e obter imagens REAIS deles, identificando possíveis calotas polares/configurações do relevo. Notícia (em inglês) Funcionaria conforme a imagem abaixo:

Da direita para a esquerda: o astrógrafo, o pinhole, e o sistema a ser estudado.

As minhas dúvidas são as seguintes:

I) Alguma ideia do porquê de esse plano ter sido esquecido? A última notícia sobre, data de 2005. 

II) Os telescópios pinhole são muito utilizados para projeções solares. 
    O que impede a nós de criarmos um instrumento desse estilo (em menores dimensões) a ser utilizado para outros fins? 

Alguns projetos já foram estudados, como é o exemplo abaixo, de 1961, que utiliza esse aparato para tirar fotografias:

Visão do observador / Foto com o aparato pinhole. Zoom da fachada da casa.

Essas fotos exigiram exposições longas de 20 minutos para serem tiradas, diretamente em filme fotográfico, com f/1786.

Me parece que essa é uma área ainda pouco explorada, e que com as câmeras atuais seria possível contornar a pouca luz que esse sistema captura, de forma a dar resultados satisfatórios. 

Então, colegas, o que vocês acham?

Céus limpos!

"Ora (direis), ouvir estrelas! Perdeste o senso!" 
    E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas." (Olavo Bilac
    )
    Admin
    Admin
    Admin

Re: Lentes Pinhole na Astronomia

Mensagem  Admin em Qua Nov 23, 2016 3:00 pm

Primeira vez que vejo algum artigo e foto sobre "PIN-HOLE". Ideia simples e interessante e como não sei nada a respeito, não cabe a mim comentar sobre o porque do desuso, se é considerado inferior aos sistemas atuais e se a serventia desse projeto seria apenas como hobby.
    ZelvisCch
    Curioso
    Curioso

Mensagem  ZelvisCch em Sex Nov 25, 2016 3:03 am

Nunca vi nada a respeito, é realmente muito interessante.

Telescópio 
    Sky-Watcher 70/900 EQ-1
    Binóculo 
    Bushnell Falcon 10x50

Blogs
    GRARP - Grupo de Astronomia de Ribeirão Preto

Zelvis Astrônomo Amador

YouTube
    O Astrônomo Amador

Meu limite é o infinito.
    JonasJ
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Mensagem  JonasJ em Sex Nov 25, 2016 6:26 pm

Assunto interessante, já havia lido algo superficialmente sobre esse sistema, e é realmente incrível imaginar uma câmera que funcione sem lentes, porém com base no pouco que li sobre o assunto, sempre entendi que a nitidez seria algo superado pelas câmeras que se utilizam de lentes, de modo que suponho que o sistema tenha sido substituído. Mas é apenas uma suposição. Satisfação em vê-lo por aqui Serveira. Se puder, em outro tópico mais adequado, conte-nos o que tem conseguido com seu maksutov ultimamente. Um abraço.

serveira

Mensagem  serveira em Seg Nov 28, 2016 7:55 am

Obrigado pelos comentários, pessoal!

Satisfação em vê-lo por aqui também, colega Jonas! Com certeza, em paralelo vou desenvolver um post sobre o que o Mak e seu irmão mais novo (um newtoniano) estão aprontando.

Sobre as câmeras pinhole, estou construindo uma para entender seu funcionamento, e, quem sabe, achar alguma funcionalidade do esquema para a astronomia.

Abaixo, uma imagem interessante:

Essa foto foi tirada usando uma câmera pinhole, com uma exposição de 6 MESES!!!
    O fotógrafo simplesmente deixou a câmera, feita com uma lata, nesse local. Depois de 6 meses a recolheu e o resultado é uma fotografia de como o sol se "movimenta" no céu conforme o tempo passa.

Abraços!

"Ora (direis), ouvir estrelas! Perdeste o senso!" 
    E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas." (Olavo Bilac
    )

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter Set 19, 2017 10:34 am