.

COSMOS 2456 (GLONASS)

Compartilhe
    AGM
    Iniciante
    Iniciante

COSMOS 2456 (GLONASS)

Mensagem  AGM em Janeiro 1st 2018, 17:58

https://www.n2yo.com/satellite/?s=36111

Ontem vimos o Cosmos 2456, Russo e cooperativo com os EUA, um satélite militar e também de uso civil. Foi necessário uma meia hora de pesquisa no Stellarium para encontrar o possível objeto que cruzou o firmamento pelas 23h15min (hora local de verão), na região sul dirigindo-se de sudoeste para sudeste. Visto somente através do 114mm, a Gisa, ao colocar o olho pela primeira vez na ocular na véspera do ano novo, o encontrou logo de cara. Claro que não sabíamos de qual objeto estávamos falando então no momento. Disse que avistou algo e perguntou o que era. A magnitude, observando pelo telescópio é claro, posso estimar em pelo menos (3). Uma esfera de cor alaranjada, com velocidade constante e sem perder o brilho e sem difundir-se no céu poluído.
    Cruzou o céu a pelo menos 46 graus de altura e o que o diferenciou dos demais satélites que já presenciei, mesmo dentre os satélites Cosmos, foi sua magnitude e cor alaranjada, esta, podendo possivelmente sofrer influência da atmosfera aqui da região. É interessante acompanhar estes objetos para termos um índice de sua atividade e da qualidade visual do céu noturno no momento da observação. É muito comum apontar um | 114mm F4,4 | para o céu e presenciarmos com facilidade a passagem destes objetos artificiais e orbitais. Tal telescópio, meu primeiro adquirido, em sua base motorizada e com o tripé adquirido posteriormente, é a excelência em conforto e praticidade para uma noite de observação. Tal montagem mini-dobsoniana também suporta um Mak 90 ou catadióptricos de até 127mm.
    Pode-se facilmente apontar até o zênite e acompanhar qualquer objeto ao cruzar o céu, tão confortável quanto um binóculos e com a vantagem de estar sempre estabilizado em sua montagem. Acompanhar satélites com esse telescópio é uma tarefa simples, basta encontrar o objeto em questão e pronto, fazer suas anotações ou encontrar um link relacionado a algum observatório onde possamos contribuir com tais observações, registrando a hora da passagem e demais aspectos visuais que possam ocorrer no momento.

Terminando este relato e aproveitando o mesmo post, para quem tem interesse em adquirir um 114mm Virtuoso, pode entrar em contato comigo através de mensagem privada. Posso indicar as oculares que são indispensáveis para este telescópio e demais acessórios, para que em sua aquisição, não seja desperdiçado nenhum centavo no orçamento disponível.

Data/hora atual: Janeiro 22nd 2018, 16:07