.

Refrator MILO 60mm f/13.3 (vintage Japan)

Compartilhe
    Andrés Esteban

Refrator MILO 60mm f/13.3 (vintage Japan)

Mensagem  Andrés Esteban em Dom Nov 20, 2016 7:24 pm

Este foi o meu primeiro telescópio, presente dos meus pais. Ainda tenho ele e tem um desempenho fantástico, mesmo com a abertura limitada. Mas um 60mm f/13.3 (DF=800mm) é quase um apocromático, superando longamente de Critério de Conrady (CA>5)para dubletos acromáticos (Fraunhofer). Neste caso o valor é "relação focal / apertura em polegadas" ou "relação focal x 25.5 / apertura em mm", desta forma "13.3 x 25.4 / 60mm = 5.6!!! Um excelente valor que supera,. como disse antes o critério de Conrady e que acho fundamental cumprir esta regra para poder usar refratores acromáticos em toda sua capacidade, isto é, chegar aos quase 100x /polegada se ótica e seeing forem perfeitos, do contrário é comum termos 70 x/ polegada para uma excelente ótica e seeing normal urbano.

As únicas modificações feitas foram:

a) Deixar de lado o padrão de oculares 0.965" original e colocar uma adaptador para 1.25" diretamente roscado no tubo focalizador para poder empregar oculares padrão 1.25 modernos, muito melhores que os Huygens/Ramsden originais. Isto permite ter um campo maior pois passamos do máximo teórico de 1.2º para oculares 0,965" para 1.93º nas oculares 1.25". Na prática a maior ocular no padrão 0,965" é a HM20mm que tem um field stop de 12mm o que nos dá um campo restrito de 0.86º, certamente sem comparação aos quase 2º num 1.25" 32mm (25x) ou 40mm (20x) que tem o field stop completo do diâmetro interno do barril (27mm).

b) Com a mudança de padrão ocular para 1.25" a área de campo iluminado passa para 27mm, desta forma foi necessária a recolocação dos baffles para o novo cono luminoso mais amplo, a retirada de um dentro do OTA e a retirada dos pequenos baffles dentro do tubo do focalizador.

c) Flocking con veludo dentro do tubo do OTA e do tubo do focalizador para melhorar ainda mais o contraste e impedir reflexos internos em objetos brilhantes como a Lua.

Na Urca - Rio de Janeiro, montagem Azimutal original, durante a conjunção Júpiter-Vênus 30julho 2015

O meu OTA 60mm f/13.3 numa montagem EQ de um refrator 76.2 f/16.4

Algumas imagens em afocal obtidas com este tele...

Eu e minha avó paterna no quintal de casa em Buenos Aires, Argentina, lá pelos idos 1974 quando ganhei este tele aos 13 anos...

Estes telescópios japoneses antigos ganham uma nova vida se usados com oculares 1,25" ao invés do padrão original 0,965", tanto pelo campo maior dado pelo maior diâmetro do barril da ocular como pela maior qualidade do design óptico da ocular e novos materiais. Embora existam adaptadores que se encaixam diretamente no porta ocular 0,965" mas esta não é a melhor solução pois traz uma séria perda do cone luminoso em algumas situações. O ideal é roscar diretamente no tubo focalizador um porta ocular com saída 1,25". Para isto é sugerida a modificação de um adaptador 0.965" para 1.25", usinando parte dele e transformando o mesmo em um adaptador 1.25" que vai diretamente roscado no tubo do focalizador como indicado nas seguintes  imagens:

__________________________________________________________________________________
    Refletor dobsoniano: 200m f/5
    Refrator acromático Dan Beam Model OKT 122: 76.2mm f/16.4 (OKKK series - vintage Japan)
    Refrator acromático Dan Beam Model OKT 118: 76.2mm f/11,9 (OKKK series - vintage Japan)
    Refrator acromático Milo 60mm f/13.3 (vintage  Japan)
    Binóculo Meade Travel View 7x50 6.5º (China)
    Binóculo Super Zenith 10x50 7º (Japan)
    Binóculo Grand Prix 8-15x50 (vintage Japan)
    Binoviewer Seben
    André MTC
    Astrônomo Amador
    Astrônomo Amador

Re: Refrator MILO 60mm f/13.3 (vintage Japan)

Mensagem  André MTC em Dom Nov 20, 2016 8:15 pm

Bela postagem Andrés e que magníficas paisagens, encantam tanto quanto o Céu! Para quem gosta de refratores (meu caso) esse seu F/ 13,3 deve ser fantástico.
    Parabéns!!!
    Andrés Esteban

Mensagem  Andrés Esteban em Seg Nov 21, 2016 2:18 am

André MTC escreveu:Bela postagem Andrés e que magníficas paisagens, encantam tanto quanto o Céu! Para quem gosta de refratores (meu caso) esse seu F/ 13,3 deve ser fantástico.
    Parabéns!!!

Obrigado André MTC! E isso que vc ainda não viu o 76.2mm f/16.4... aqui vai um adiatamento pois este tópico aqui é só para refratores de 60mm... 
    Um abraço!

Usando um binoviewr no 76.2 f/16.4... absolutamente incrível em planetas e imagens lunares!

__________________________________________________________________________________
    Refletor dobsoniano: 200m f/5
    Refrator acromático Dan Beam Model OKT 122: 76.2mm f/16.4 (OKKK series - vintage Japan)
    Refrator acromático Dan Beam Model OKT 118: 76.2mm f/11,9 (OKKK series - vintage Japan)
    Refrator acromático Milo 60mm f/13.3 (vintage  Japan)
    Binóculo Meade Travel View 7x50 6.5º (China)
    Binóculo Super Zenith 10x50 7º (Japan)
    Binóculo Grand Prix 8-15x50 (vintage Japan)
    Binoviewer Seben
    Bruno
    Moderador
    Moderador

Mensagem  Bruno em Seg Dez 12, 2016 7:45 am

Seja bem vindo ao AT Andrés, agradecemos a sua valiosa contribuição. Aproveitando a deixa do seu comentário sobre o 3", de fato esses refratores acromáticos vintages de 2" e 3" (este último é regra) muitas vezes desconhecidos pela nova geração de astrônomos, são verdadeiras preciosidades conhecidas tanto pela primorosa qualidade óptica, pela focal longa que minimiza a CA, pela robustez da mecânica e do OTA com tudo feito de metal, nada de plástico. O meu velho Dan Beam gêmeo do seu tornou-se um companheiro noturno inseparável! 

Bruno

Refrator acromático vintage EQ Tasco 10k 80mm F/15
    Refrator acromático vintage EQ dubleto "uncoated" Jaegers 103mm F/15.4
    Refletor newtoniano dobsoniano 135mm F/9.8
    Refletor newtoniano dobsoniano 200mm F/6
    Binóculo Octans 7x50
    Binóculo Expanse 10x50
    Binóculo Starguider 10x60

Data/hora atual: Ter Jul 25, 2017 11:41 pm